Depoimento de Melanie e seu bebê Andreas. "Eu e Andreas... Uma relação bem musical. Tudo começou ao som de muito rock e MPB. Cada dia uma batida mais pesada e um velho Chico Buarque apaixonado... Assim vivemos as 40 semanas, de maneira intensa e relaxante. A musicoterapia transforma, movimenta, liga, relaxa, enfim, constrói através dos instrumentos uma nova relação. Hoje com 2 anos e 3 meses, meu pequeno Andreas é apaixonado por música, já faz aulinha, tem muito ritmo, canta todas as músicas infantis e quando o papai chega fica pedindo Rock and Roll... Numa segunda gravidez não tenho dúvidas, musicoterapia com a Marilisa Galvão com certeza!!!"

Depoimento de Denise e sua bebê Ana Helena: "Começamos as sessões de musicoterapia com a Marilisa no sexto mês de gravidez. Primeiro, eu sozinha e depois com a participação do meu marido. Os benefícios e resultados foram nos surpreendendo: movimentação e reações à nossa voz, aos sons do ambiente e músicas aumentando a cada sessão. Estabelecemos um vínculo especial com a Ana – a sua presença na nossa vida se tornou mais real. Resgatamos a criança curiosa que existe dentro da gente ao experimentarmos sons e instrumentos novos. Depois do nascimento, observamos que a Ana reconhecia a nossa voz e as músicas que cantávamos para ela antes do nascimento. Além disso, as músicas que compomos, tocamos, cantamos e colocamos para ela ouvir a acalmam e relaxam. Parece milagre! Todos à nossa volta comentam que a Ana parece gostar de música e ela só tem 45 dias de vida".

Depoimento de Ana Paula e seu bebê Bernardo: "Segue abaixo um pouco do que consegui expressar sobre o processo que vivenciei de musicoterapia, na minha gestação. Para traduzir o processo mágico da musicoterapia, classifico a mesma em três etapas de conexões:

1ª etapa: Você com Você mesma. Nesta fase do início da musicoterapia, estava grávida de três meses, e na verdade achava um pouco estranho ou até mesmo com um "que" de ficção imaginar que havia um ser dentro de mim, sentia que havia um distanciamento entre eu e este novo ser. Mas comecei a perceber que em poucas sessões me aproximei de mim mesma. Com o relaxamento e o contato com os novos instrumentos passei a me sentir mais presente, além de que alguns instrumentos me trouxeram "insights" da minha infância.

2ª etapa: Você e o seu Bebê (ainda na barriga). Por consequência, parece que naturalmente após esta primeira etapa de me sentir, de repente notei que uma "porta" se abriu dentro de mim. Com as sessões tive a convicção que esta porta para mim, era a porta de contato direto com o novo ser (parecia que a primeira conexão com o Bebê havia sido selada), além de poder senti-lo mesmo com 3, 4 meses (onde nesta fase não há sinais de movimentos do bebê), através da musicoterapia podia senti-lo, toca-lo cantando, e um grande amor tomou conta de todo o processo de evolução que estava acontecendo.

3ª etapa: Você e o seu Bebê real. As duas etapas anteriores tinham um toque de lúdico, eu como gestante podia passar as minhas sensações e amor ao Bebê, mas me questionava como de fato o Bebê sentiria todo o trabalho que estávamos realizando dentro da barriga (por isto denominei as etapas anteriores de "lúdico"). Até que chegou o grande dia do nascimento deste novo ser, que veio compartilhar conosco sua experiência de vida! Logo na primeira semana do nascimento de Bernardo, ou melhor, nos primeiros dias em casa, Alexandre (meu marido) e Eu, após apresentarmos a nossa casa, o quarto ao nosso filho, sentamos com ele em nossos braços e começamos a cantar as músicas que fizemos na musicoterapia. Foi emocionante e impressionante perceber aquele pequeno ser reagindo às canções, ele fazia movimentos com o olhar como se quisesse nos mostrar "que havia algo familiar entre nós", assim como um olhar curioso para nos ouvir. A experiência é até difícil de colocar em palavras, mas incrível de vivenciar.

Hoje Bernardo está com oito meses e percebemos que desde os primeiros meses quando cantávamos para ele as canções que fizemos na terapia, a sua reação era de observar a canção, como se ele estivesse recordando das músicas e sensações que a mesma transmitiu na gestação. Com o passar dos meses ele vem se mostrando muito curioso, atento e alegre com músicas que cantamos e as novas que introduzimos. Desde o sexto mês, ele passou a frequentar um Berçário em que as coordenadoras ficam fascinadas com o comportamento dele de um modo geral. Além, de balançar o corpo e cabeça sentadinho quando qualquer pessoa canta uma música, fica sorridente por todo o tempo ouvindo a música. Para finalizar Bernardo é um bebê muito tranquilo, e acreditamos que a musicoterapia contribuiu muito neste quesito. Temos certeza que para o nosso próximo filho iremos praticar a musicoterapia, os resultados são mágicos e visíveis.

Agradeço à Marilisa Galvão, pelo carinho e dedicação neste trabalho tão sério e benéfico aos seres humanos."

Depoimento de Camila, Luciano e Lucca Brancallião: "A música sempre me tocou de maneira especial e, ao saber que ela poderia ser uma ferramenta preciosa no aprofundamento do vínculo entre mãe e bebê e também ajudar no bem-estar da gestante, não tive dúvida alguma em querer adentrar nesse universo durante minha primeira gestação.

De uma maneira muito particular e com toda a sensibilidade, os encontros musicais com a querida Marilisa Galvão me surpreenderam no sentido de poder experimentar sensações e vivenciar sentimentos que nem imaginava que fossem tão determinantes para uma gravidez tranquila e prazerosa. O fato é que os exercícios abriram canais para que eu tivesse ainda mais consciência do quanto este processo de gestação é sagrado, rico e profundo. Os sons, e também o silêncio, me proporcionaram momentos de fortes emoções e me fizeram perceber mais fortemente o quanto somos responsáveis por tudo o que transmitimos durante este processo para os nossos bebês. Todo o amor que já carregamos dentro de nós é estimulado a se “movimentar”, a se expressar, já mesmo antes do parto e de termos nosso bebê em nossos braços. Parece óbvio, porém o mais emocionante é terminar uma sessão de musicoterapia sentindo este amor se manifestando. As sessões me proporcionaram mais leveza, tranquilidade e energia renovada, que sem dúvida alguma, envolvem meu bebê que nascerá daqui a algumas semaninhas podendo absorver e compartilhar todos esses sentimentos que foram embalados pela música.

Super recomendo esta prática!! Belíssimo trabalho, Marilisa!!

Nossa eterna gratidão!!"