Musicoterapia é a terapia clínica que usa intervenções sonoras e musicais como som, ritmo, melodia e harmonia, aplicada por um musicoterapeuta qualificado, atendendo pessoas com diferentes necessidades e condições. Facilita e promove a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão e organização. Seu objetivo é ajudar as pessoas a manter ou recuperar sua saúde e bem estar.
A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e até restabelecer funções do indivíduo, para que ele possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento.
O estado de relaxamento para a gestante interfere positivamente no desenvolvimento do bebê. Em geral, nos dias atuais as mamães levam uma vida muito agitada no vai e vem de sua vida profissional e tarefas caseiras. O trânsito, os compromissos, os ruídos da rua, os eventos do cotidiano são vivenciados de forma consciente e inconsciente, gerando um estado acentuado de ansiedade e de estresse, afetando seu bem estar. É importante que a mamãe tenha consciência de que tudo que ela vivencia e sente durante a gestação é transmitido para o bebê. A proposta da musicoterapia na gestação vai também de encontro a todas estas questões, ajudando a superá-las.